Meu Planejamento – Parte 1

COMO VOCÊ FAZ SEU PLANEJAMENTO?

Já que demonstraram tanto interesse em como eu monto meu planejamento dos livros, vou iniciar uma série de postagens sobre meu método.

Na foto vocês podem ver tudo o que eu preciso no inicio da minha fase de planejamento: caderno, post-its variados, fichas, canetas coloridas, fita corretiva, borracha, clips e marcadores de texto. Até essa placa rosa no fundo eu uso.

É gente, eu começo o planejamento à moda antiga: no bom e velho papel e caneta.

Antes de mais nada eu preciso ter ideia do que vai ser o inicio, e o que vai ser o fim. É gente, a ideia de escrever e ir vendo onde vai dar não funciona comigo.

Nesse primeiro passo eu colo um post-it com o que é o inicio da placa, e deixo o com o final na ponta.

No caderno, eu começo a pensar o que eu quero que aconteça ao longo da história, e separo por tópicos que serão basicamente a base dos meus capítulos, e ai vem a parte divertida: passo para post-its e começo a determinar a ordem deles na placa.

Gosto de usar canetas coloridas para marcar por exemplo se um personagem é mais relevante em um ou outro pedaço, marcar acontecimentos muito importantes na trama, e por ai vai..

No fim eu tenho minha provável ordem de capítulos, e ai é o momento em que eu passo para o Scrivener. Falo mais dele depois.

Mas e as fichas?

As fichas são meus principais instrumentos de pesquisa. Escrevo coisas relevantes a personagens, coisas interessantes, ou só anoto tudo das pesquisas feitas para o livro, que eu possa eventualmente precisar.

Por exemplo, recentemente escrevi um conto sobre uma entidade da Indonésia, e montei fichas com tudo que poderia ser relevante sobre o assunto.

Parte dos dados das fichas eu passo para o Scrivener. Mas admito que no caso delas eu ainda gosto de deixar na minha frente para consultas na hora de escrever. E acreditem, facilita MUITO. Até porque você não precisa parar o que está escrevendo para procurar no Google, e acabar abrindo o face, o insta, e se perder nas redes sociais.

Tagged , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *